A Assembleia Legislativa paulista aprovou nesta terça-feira, 15/12, projeto de lei do deputado Mauro Bragato (PSDB) que declara a Corrida de São Silvestre “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo”. O PL 814/2013 segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin.
A São Silvestre é uma corrida realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre. É a mais famosa prova de rua da América do Sul e repete-se há mais de 90 anos. Foi o jornalista Cásper Líbero, inspirado em uma corrida noturna francesa quem iniciou a tradição aqui no Brasil, em 1924.
Alguns dos maiores fundistas da história do atletismo já participaram e venceram a prova. Além do queniano Paul Tergat (vencedor de cinco edições) e da portugues Rosa Mota (que ganhou seis corridas), já correram nas ruas de São Paulo campeões, medalhistas olímpicos e recordistas mundiais como Franjo Mihalic, Frank Shorter, Gaston Roelants, Arturo Barrios, Carlos Lopes, Ronaldo da Costa, Derartu Tulu, Priscah Jeptoo e a "Locomotiva Humana", o tcheco Emil Zatopek, campeão em 1953.
O deputado Bragato justifica a proposta dizendo que se trata de um importante evento esportivo, cultural e turístico, que merece ser declarado como Patrimônio Cultural Imaterial.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente