O Governador João Doria anunciou, nesta sexta-feira, 12/04, a ampliação do “Corujão da Saúde” para a região de Presidente Prudente. Esse pleito já havia sido reivindicado pelo deputado Mauro Bragato. Serão mais de 48 mil exames, entre endoscopias, mamografias e exames de ultrassom.
A meta, de acordo com o Governo do Estado é zerar a demanda. A Secretaria Estadual da Saúde vai contratar serviços privados de saúde interessados em participar do programa, além de ampliar a oferta de atendimentos em órgãos públicos estaduais.
“Eu sempre dei prioridade para melhorar o atendimento à saúde da população. Fizemos o pedido para o governador João Doria e para o secretário estadual da Saúde José Henrique Germann Ferreira para ampliar o programa para a nossa região e agora isso é uma realidade”, destacou Mauro Bragato.
“Dezenas de cidades que passarão a ser beneficiadas com o programa do ‘Corujão da Saúde’. A meta é zerar a demanda reprimida de diagnósticos para exames de imagem, sobretudo endoscopia, mamografia e ultrassonografia”, destacou o Governador João Doria.
O edital de chamamento público para os serviços privados de saúde foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta. As propostas deverão ser apresentadas até o dia 19 de abril.
Os exames serão realizados em horários alternativos em hospitais ou laboratórios privados e também com a ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), onde os atendimentos começam na segunda quinzena de abril.
*“Corujão da catarata”*
A partir de maio, o programa também vai englobar cirurgias de catarata em todas as regiões do Estado. A iniciativa prevê a realização de 6.387 cirurgias extras de catarata entre maio e julho. As operações serão feitas em 36 serviços estaduais de saúde, entre AMEs e hospitais.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente