Com o objetivo de buscar melhores condições de vida e oferecer moradia digna para a população do Pontal do Paranapanema, o deputado Mauro Bragato articulou uma reunião, nesta segunda-feira, 6/05, entre o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, com prefeitos e lideranças da região. Participaram também os diretores da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Marcelo Hercolin e Aguinaldo Quintana.
O parlamentar, que foi titular desta pasta em 2004, ressaltou o seu histórico de trabalho e o seu empenho para ajudar os moradores da região a realizarem o sonho da casa própria. “Eu sempre busquei melhorar as condições de vida das pessoas, e acredito que uma sociedade bem estruturada começa por um lar”, destacou.
De acordo com o Flávio Amary, a Secretaria vai estabelecer uma lista de prioridades, para atender o maior número de municípios, dentro da política de sustentabilidade econômica estabelecida pelo Governo e pediu agilidade às prefeituras para apresentarem seus projetos. “Nós temos que trabalhar em parceria com as prefeituras. Por isso, peço para que os prefeitos organizem a documentação para a avaliação de terrenos, apresentação de projetos para pularmos uma etapa burocrática e entrarmos efetivamente no projeto de construção das moradias”, afirmou.
Demandas
Álvares Machado – o prefeito Roger Gasques pediu recursos para construir 100 moradias populares com o propósito de diminuir o déficit habitacional no município.
Caiabu - o prefeito Dário Marques Pinheiro solicitou à Secretaria auxílio para custear um centro comunitário com 85 moradias, tendo em vista a dificuldade financeira do município.
Marabá Paulista - o prefeito Miguel Duarte Costa pediu que a CDHU realizasse uma vistoria em um novo terreno. De acordo com o administrador, a prefeitura já tinha um terreno vistoriado e pronto para a construção, mas por opção do proprietário, o local foi vendido para a iniciativa privada.
Nantes – o prefeito Celso de Souza solicitou a análise de um terreno para a construção de mais casas. Ele pediu também a revisão do convênio Cidade Legal, renovado recentemente com a Secretaria, mas que até o momento não apresentaram o resultado.
Narandiba – o prefeito Itamar dos Santos Silva destacou que a construção de 100 casas da CDHU está paralisada por falta de repasse de recursos da Caixa Econômica Federal, e pediu auxílio para retomar o projeto.
Presidente Bernardes – o prefeito Reginaldo Ernesto Cardilo pediu a avaliação de um terreno no distrito de Nova Pátria para a construção de 30 casas.
Rancharia – o prefeito Ieia solicitou auxílio para a manutenção de uma área com 900 moradias populares, por meio do projeto Vila Dignidade, da Secretaria. Ele pediu ainda recursos para a construção de mais 500 moradias, tendo em vista que a prefeitura tem verba para adquirir um terreno.
Santo Anastácio - o prefeito Roberto Volpe pediu auxílio da CDHU para a avaliação de uma área para a construção de 200 moradias populares.
Santo Expedito – o prefeito Ivandeci José Cabral solicitou auxilio do Governo do Estado para a construção de moradias populares para os idosos que são levados até a cidade para receberem tratamento médico e assistencial. De acordo com o prefeito, muitas dessas pessoas não têm família e nem casa própria e precisam do apoio do órgão municipal para viver.
Flórida Paulista - o prefeito Wilson Froio Junior solicitou recursos para construir novas moradias populares no município para atender a demanda habitacional.
Pacaembu - o prefeito Maciel do Carmo Colpas destacou que a construção de 100 casas da CDHU está paralisada, e pediu auxílio para retomar a obra. Além disso, ele solicitou a revisão do projeto pela Companhia para a construção de mais 29 casas, tendo em vista que originalmente o projeto previa a construção de 129 unidades.
Quintana e Sagres – Os prefeitos José Nilton dos Santos e Ricardo Rived Garcia, respectivamente, receberam das mãos do secretário o projeto para a construção de unidades da CDHU. 4
Campos Novos Paulista - o prefeito Júlio César do Carmo solicitou que a Secretaria avaliasse a possibilidade de transformar uma área verde do município – denominada núcleo habitacional B – em uma área de lazer.
Chavantes – o prefeito Márcio de Jesus do Rego solicitou a construção de 100 moradias populares no município para atender a demanda habitacional.
Espírito Santo do Turvo - a construção de 52 casas da CDHU está paralisada e as unidades foram depredadas. Por isso, o prefeito Afonso Neto pediu auxílio da Secretaria para acionar a empresa responsável para retomar a obra e fazer os reparos necessários.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente