Com o objetivo de fortalecer a malha aeroviária na região do Oeste Paulista e oferecer novas opções de voo para Presidente Prudente, Dracena e Araçatuba, o deputado Mauro Bragato organizou um encontro com representantes da empresa GOL Linhas Aéreas Inteligentes e prefeitos e lideranças da região, nesta quinta-feira, 10/05, em São Paulo.
Durante a reunião foram apresentadas algumas propostas e estudos para ampliar a aviação civil na região. Uma delas, de acordo com o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, é investir na infraestrutura do aeroporto, cedendo um espaço pertencente ao munícipio ao Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) para atrair novos investidores para que seja feita a concessão do terminal.
“Com o desenvolvimento do aeroporto de Presidente Prudente, podemos atrair novas empresas para a região. Isso fortalecerá a nossa região, gerando mais ofertas de emprego e renda para a população”, destacou Bragato.
Durante um encontro com mais de 160 prefeitos realizado no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira, 8/05, o governador João Doria afirmou que o Governo do Estado de São Paulo pretende privatizar seus aeroportos, com o objetivo de fortalecer o setor da aviação civil, além de oferecer estímulos do ICMS para que as companhias ofereçam novas operações de voo.
Além da modernização da infraestrutura aeroportuária prudentina, a expectativa criar horários alternativos de voo na região. Atualmente, são realizadas duas operações diárias entre Presidente Prudente e São Paulo.
Este foi o mesmo pedido do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, que tem em sua cidade, três voos diários, até Campinas.
aeronaves menores
Durante a reunião, uma comitiva do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), formada pelos engenheiro Guilherme Del Nero Fiorellini, e André Luis Borrasca, além dos presidentes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Dracena, Carlos Alberto Crociolli, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente, Ronaldo Florentino dos Santos, apresentou um estudo para viabilização de novos voos comerciais para o interior do Estado.
Entre os pontos apresentados pelos técnicos está a possibilidade de a companhia operar com aeronaves menores (com até 19 lugares) os voos regionais, minimizando as dificuldades de passageiros da região que precisam embarcar nos aeroportos de Prudente e Araçatuba.
De acordo com o especialista de Assuntos institucionais da GOL, Marcos Tognato da Silva, a companhia vai analisar as propostas das prefeituras, mas reforçou que todas as empresas e que em breve farão um estudo para verificar quais aeroportos terão condições de receber novas operações. “Com o problema que a Avianca causou na malha aeroviária, todas as companhias tiveram que assumir alguns voos para evitar um colapso no setor, mas nós vamos fazer uma avaliação para iniciar duas novas operações, graças ao incentivo do Governo do Estado”, disse.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente