Com o objetivo de promover a integração social e fortalecer a prática do futebol médio, modalidade intermediária entre o tradicional futebol de campo e o futsal, o deputado Mauro Bragato protocolou um projeto de lei que reconhece a modalidade na agenda oficial do Estado de São Paulo, passando a ser inserida nos Jogos escolares, jogos da juventude ou campeonatos regionais.
O projeto de lei do deputado vem ao encontro do trabalho do Governo do Estado, que por meio da Secretaria Estadual de Esportes realiza um projeto em parcerias com as prefeituras para construir mais de 125 quadras de futebol com campo reduzido e mais de 100 pistas de skate em 213 municípios.
De acordo com o parlamentar, o Futebol Médio não diferencia classe social e nenhum tipo de preconceito com as pessoas. “Possui caráter competitivo e recreativo procedente de princípios básicos do código de ética do meio esportivo, levando o reconhecimento saudável de como deve ser um esporte”, explicou Bragato.
O projeto atende o pedido do presidente da Câmara Municipal de Lucélia, Eduardo Edilson dos Santos Fantinanci, e dos vereadores Valdecir Pereira da Silva, Valdemir Antonio Uemura e Antonio Carlos Rios. A modalidade foi criada na cidade em 1966, conforme registros do Tênis Clube de Lucélia.
A prática desta modalidade está difundida entre os municípios do Oeste Paulista, sendo realizados diversos campeonatos de “futebol médio amador”, promovendo a interação entre os atletas e a integração social.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente