A Frente Parlamentar da Defesa Civil, coordenada pelo deputado Mauro Bragato, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 8/08, na Assembleia Legislativa SP, com o objetivo de auxiliar as defesas civis do Estado de São Paulo no trabalho e nas ações para gestão de riscos e desastres naturais. Serve também como alerta aos gestores públicos das características de resiliência.
Cerca de 100 pessoas, entre prefeitos, vereadores, liderança das da sociedade civil e representantes de diversos órgãos da defesa civil paulista e nacional estiveram presentes no lançamento da composição, que teve a presença do secretário estadual da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Walter Nyakas Júnior, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas, no evento.
Bragato explicou que a ideia da composição é mobilizar os municípios para mudar a cultura da não-prevenção, que, de acordo com o parlamentar, vai além dos aspectos técnicos e precisa ter na educação uma parceria fundamental. “Em um município ‘resiliente’, muitos desastres são evitados, ou seus efeitos são minimizados, porque a população vive em residências e bairros providos de infraestrutura e serviços básicos adequados”, destacou.
O parlamentar ressaltou que por meio de uma gestão eficiente, administradores e comunidade passam a entender os riscos específicos do município e desenvolvem trabalhos de educação e prevenção com base nas ameaças e vulnerabilidades a que estão expostos.
O Cel. Nyakas afirmou que a frente parlamentar ajudará "o Governo do Estado a desenvolver políticas públicas de defesa civil eficiente, auxiliando os municípios a garantir mais segurança ao povo paulista".
Já o secretário nacional, Cel. Alexandre Lucas, afirmou que o conceito de defesa civil é a união dos esforços do poder público e da sociedade civil para fazer um gerenciamento de risco eficiente. "Todos somos parte de uma engrenagem que, sozinhos até funcionamos, mas não com a mesma eficiência do trabalho conjunto", destacou.
Assinatura de convênio
Durante a solenidade de lançamento da composição, a Secretaria Estadual da Casa Militar assinou dois convênios com as prefeituras de Anhumas e Presidente Bernardes, para repassar cerca de 1,4 milhão para construção de pontes em estradas vicinais.
Em Anhumas, a Casa Militar a destinará R$ 709 mil para a construção de uma ponte sobre o córrego Cambuí, próximo ao assentamento Manah/ branco da terra.
Já em Presidente Bernardes, serão investidos R$732 mil para a construção de uma ponte sobre o córrego Pirapozínho, na estrada municipal PSB - 040.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente