O deputado Mauro Bragato apresentou projeto (PL 671/2011) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que propõe a instalação de postos de coleta de sangue nas estações do Metrô e nos terminais rodoviários do Estado. A medida prevê que o sangue coletado nesses novos postos seja encaminhado, diariamente, ao hemocentro do município onde a coleta foi realizada.
Um dos motivos que levaram o parlamentar a apresentar a proposta é a dificuldade que muitos doadores voluntários e permanentes têm de se locomover até um hemocentro, por conta da distância ou da falta de tempo. O objetivo é facilitar a mobilização da comunidade para exercer sua cidadania, e ajudar a aumentar a disponibilidade de sangue, que, nos períodos de férias, por exemplo, tem o estoque diminuído nos bancos de sangue.
Para Mauro Bragato, a participação do doador de sangue é vital para o funcionamento dos hemocentros, pois ainda não é possível substituir o sangue humano por algum produto sintético. “A grande maioria das pessoas só doa sangue quando algum parente ou amigo necessita de transfusão e a família se mobiliza na busca de doadores”, lembrou.
O projeto também faz menção ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado em 14 de junho, data em reconhecimento ao empenho dos doadores voluntários que, com um simples gesto de solidariedade, salvam vidas todos os dias.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente