26/08/2011

Projeto transforma Maraca? em Est?ncia Tur?stica Religiosa

Projeto transforma Maraca? em Est?ncia Tur?stica Religiosa

O deputado Mauro Bragato, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo, apresentou projeto que classifica como Estância Turística Religiosa o município de Maracaí. O parlamentar tomou a iniciativa ao reconhecer que a cidade se destaca pelo turismo religioso, recebendo, nos fins de semana, romeiros de todo o Brasil.

O turismo religioso na cidade teve origem com os milagres atribuídos a Antonio Marcelino, mais conhecido como “O Menino da Tábua”. Sua história começa no início do século XX, nascido em família humilde, trabalhadora da zona rural do município de Maracaí. Ficou conhecido como “O Menino da Tábua” devido a uma deficiência física, pois passou toda a sua vida sobre uma tábua de lavar roupa, alimentando-se apenas de leite e água. Com o passar dos anos sua cabeça se desenvolveu normalmente, enquanto o seu corpo manteve a compleição de uma criança.  Nasceu prematuro, de sete meses, e segundo testemunhos jamais viu a luz do sol.

Marcelino faleceu aos 45 anos de idade, às 18 horas do dia 31 de agosto de 1945, que segundo a tradição popular seria o mesmo dia e hora do seu nascimento. Foi sepultado no cemitério de Maracaí juntamente com sua tábua. Há vários anos, em todos os finais de semana chegam à cidade romeiros de todas as partes do Brasil, atraídos pelos seus milagres. Na capela construída para “O Menino da Tábua”, juntamente com a sala dos milagres, estão expostos, fotos, objetos e presentes que a ele são dedicados como forma de agradecimento.

Hoje são relatados inúmeros milagres atribuídos ao Menino. E o número de romeiros aumentou principalmente depois que uma enfermeira do município de Assis teria sido curada de câncer, após pedido diante do túmulo. 

O projeto ainda ressalta que o turismo religioso, diferentemente de todos os outros segmentos do mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos. É comum chamar-se peregrinação a cada viagem de turismo religioso. 

Mauro Bragato diz que, transformar Maracaí em Estância Turística é reconhecer a vocação especial do município para o turismo religioso. A efetivação desta medida, com o apoio do Estado, vai proporcionar um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento, com a geração de emprego e renda que a região tanto necessita, colocando, definitivamente, Maracaí no Calendário Turístico Estadual.

Fotos: Fato de Foca e Panoramio