03/11/2011

Estado investe em seguran?a e forma 2.127 novos soldados da PM

Estado investe em seguran?a e forma 2.127 novos soldados da PM

Mauro Bragato confirma que o governo de São Paulo está investindo firme em segurança pública no Estado. Prova disso, segundo o parlamentar, é a segunda maior formatura de soldados da história da Polícia Militar, que ocorreu nesta segunda-feira, 31/10, com a presença do governador Geraldo Alckmin. Serão 2.127 novos policiais de 2ª classe da Polícia Militar, que reforçarão o policiamento na Capital, na Grande São Paulo, em cidades do litoral e do interior. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo, também estiveram presentes à cerimônia.

Outra iniciativa do governo, que Bragato ressalta, é a lei sancionada recentemente, após ter sido aprovada na Assembleia, que garantiu aos policiais civis, militares e científicos, agentes de segurança penitenciária (ASP) e agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP) aumento de 27,7% no salário base. O aumento será concedido em duas parcelas: 15%, retroativa a 1º de julho de 2011 e 11% a partir de 1º de agosto de 2012

Após um ano de estudos, os policiais que estão se formando, concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, ministrado na Escola Superior de Soldados. Somente nos dez primeiros meses deste ano, a Polícia Militar formou 4.459 novos soldados. Porém, ainda há uma turma de 1,6 mil soldados nos bancos da academia. Assim, a PM reforçará seus quadros com mais de seis mil policiais que fazem o pronto atendimento à população.

Geraldo Alckmin ainda anunciou mais investimentos também em viaturas. "Teremos mais duas mil viaturas de 60 a 90 dias, 200 bases da polícia militar comunitária, mil agentes especiais de escolta que vão liberar mais mil policiais militares. Enfim, policiamento na rua, preventivo, ostensivo, para proteger a população", disse o governador na cerimônia. O comando da Polícia Militar ainda não definiu a distribuição dos 2.127 novos soldados. Porém, a turma tem dois grupos com formação especializada: 250 formandos atuarão no corpo de bombeiros e 340 formandos atuarão no policiamento rodoviário.

O salário bruto dos novos policiais é de R$ 2.365,78 em cidades com mais de 500 mil habitantes e R$ 2.180,78 em cidades com menos de 500 mil habitantes.