Foi instalada na quarta-feira, 23/11, a Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, coordenada pelo deputado Mauro Bragato. Após aprovação do regulamento interno da Frente foi eleito o vice-coordenador, deputado Welson Gasparini (PSDB), e criada uma subcoordenadoria para tratar do ramal ferroviário que liga Santos a Cajati, proposta do deputado Samuel Moreira, que será o subcoordenador.
A Frente busca soluções para a expansão e o aproveitamento do que resta da malha ferroviária paulista após a privatização da Fepasa e de sua transferência para a Ferrobam, hoje América Latina Logística – ALL. A situação da rede ferroviária no Estado, com pequenas exceções, é de abandono e sucateamento, já apontados no relatório do deputado Bragato para a CPI das Ferrovias, encerrada em 2010.
Durante o encontro, que teve a participação de deputados, prefeitos, vereadores e sindicalistas, três palestrantes apresentaram dados e análises sobre a situação da rede paulista.
Josef Barat, economista, consultor e ex-executivo de empresas públicas, apresentou dados que comprovam que apesar do crescimento dos últimos anos, o transporte ferroviário responde por apenas 25% do transporte de cargas no país, com alta especialização nos produtos transportados. Segundo Barat, 90% da carga transportada abrange apenas 10 produtos, com predomínio do minério de ferro que responde por 75%.
O especialista afirmou que um dos problemas para o Estado é que São Paulo perdeu seu poder de decisão, pois a rede é concessão federal e as concessionárias só respondem a Brasília. “Quase toda nossa logística de transporte é dependente de decisões do governo federal e a nossa expectativa é que a frente possa assumir um papel vigoroso na defesa dos interesses do Estado, inclusive com a delegação, por parte do governo federal, do gerenciamento da malha existente no Estado para o governo paulista”, ponderou.
O historiador Ralph Menucci Giesbrecht, que tem livros publicados sobre ferrovias, criticou o modelo de concessão das ferrovias, que segundo ele, só dá direitos sem exigir contrapartidas em investimento, recuperação e manutenção. Criticou a ALL pelos péssimos serviços prestados, com baixo investimento na recuperação de trechos e falta de investimentos na ampliação dos ramais.
Ralph chamou a atenção para o fato de o Estado ter passado de gerador de carga para circulador de cargas de outros estados que buscam alcançar o porto de Santos. “O Estado funciona como passagem e as cidades também. Antigamente a ferrovia era pólo agregador de desenvolvimento, com o sucateamento passou a ser visto como empecilho ao desenvolvimento das cidades, pois a há um grande número de acidentes e ferrovias interrompendo o trânsito nas cidades com a passagem de comboios”, assinalou.
O último palestrante do encontro foi o ex-secretário estadual dos transportes e da Habitação e professor universitário, Adriano Murgel Branco.
Para Murgel se o Estado investisse nas hidrovias e houvesse direcionamento dos investimentos federais para as ferrovias no Estado, a economia no transporte de cargas seria de vários bilhões anualmente, com os investimentos sendo amortizados ao longo de apenas um ano.
Para o professor os números comprovam que a matriz rodoviária deve ser repensada no país e atribuiu papel importante para a Frente Parlamentar como interlocutor capaz de atuar na recuperação e expansão da ferrovia no Estado.
As novas normas em estudo por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o modelo de concessão de ferrovias deverá ser objeto de análise da Frente Parlamentar. Os parlamentares deverão elaborar um calendário de trabalho com convite a participação de prefeitos, vereadores, estudiosos, sindicalistas e interessados para propor soluções, dentro do Estado, para uma malha federal que tem, em 90% de sua extensão, mais de 100 anos e um índice de utilização de apenas 10 mil quilômetros de um total de 28 mil quilômetros, com os 18 mil restantes subutilizados ou nem sequer utilizados.
Os parlamentares presentes teceram diversas observações sobre os dados apresentados nas palestras e reiteraram o desejo de trabalhar para recuperar o transporte ferroviário no Estado, inclusive com a revisão dos critérios de concessão.
Participaram da solenidade, além dos deputados Bragato e Gasparini, os parlamentares Carlão Pignatari (PSDB); Roberto Massafera (PSDB); Hamilton Pereira (PT) e Vitor Sapienza (PPS).
(Com Agência Alesp)
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente