Atuação Regional na cidade de Dracena

REGIÃO DA ALTA PAULISTA


Projeto cria curso de Engenharia de Alimentos na Unesp de Dracena

O deputado Mauro Bragato apresentou na Assembleia Legislativa de São Paulo o projeto de lei nº 429/2013, que cria o curso de Engenharia de Alimentos na unidade de Dracena da Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"). O Campus de Dracena oferece atualmente os cursos de graduação em Zootecnia e em Engenharia Agronômica.

O objetivo da proposta é aproveitar o potencial do campus e oferecer uma formação com caráter multidisciplinar nas diversas frentes das ciências dos alimentos. Envolverão disciplinas de Química, Bioquímica, Microbiologia, Nutrição e outras voltadas para o domínio das diversas matérias-primas alimentícias de origem vegetal e animal. A formação será complementada com disciplinas de informática, embalagens, controle estatístico de qualidade, meio ambiente e resíduos industriais, além de disciplinas voltadas à economia e à administração das organizações.

No projeto, Bragato justifica a iniciativa dizendo que o crescimento populacional e a gradativa concentração em centros urbanos trouxeram dificuldades de abastecimento de alimentos, tanto na escala da produção, como da distribuição. “Considerando ainda a vocação agroindustrial do Brasil, é preciso racionalizar a produção e aumentar a vida útil dos alimentos, com qualidade e preço competitivos, o que somente pode ser alcançado mediante o uso intensivo de tecnologia. Essa demanda abre inúmeras possibilidades de atuação do engenheiro de alimentos”, completou.

Esse engenheiro pode atuar nas diversas frentes da industrialização dos alimentos, dirigindo a instalação, a operação e o controle da indústria ou desenvolvendo e implantando sistemas e programas de qualidade. Seu campo de atuação inclui ainda as áreas de vendas e assistência técnica de insumos, equipamentos e embalagens, consultoria, certificação e auditoria e órgãos governamentais de normatização técnica, orientação e fiscalização.

O projeto será distribuído para as comissões da Casa, que analisarão, e quando estiver pronto para Ordem do Dia, poderá ser votado pelo plenário da Assembleia.

Total de Registros: 44