REGIÃO DA ALTA PAULISTA
Na última reunião do ano de 2015, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), da Assembleia Legislativa, foram aprovados os pareceres favoráveis aos projetos de leis (PLs) 423/2015 e 453/2015, de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), que visam a criação de dois parques estaduais.
Os projetos aprovados tratam da criação do Parque Estadual do Cervo do Pantanal Promissense, em Promissão e do Parque Estadual da Mata Maturi, na região do Médio Pontal do Paranapanema.
O objetivo é preservar a biodiversidade e recursos hídricos para garantir a perpetuidade dos processo ecológicos e fluxos gênicos, assim como incentivar a prática do ecoturismo, lazer e a educação ambiental em ambos os parques.
Os projetos visam a proteção da mata Maturi, o cervo-do-pantanal, demais animais e plantas que existem nas áreas de abrangências dos parques. A área do Parque do Cervo do Pantanal Promissense, terá de 764,37 hectares e o da Mata Maturi, 1,23 mil hectares.
Os parques serão administrados pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
O Parque do Cervo do Pantanal, será localizado na jusante da usina hidrelétrica Mário Lopes Leão, nos municípios de Promissão e Barbosa, às margens do rio Tietê.
O Parque da Mata Maturi, será formado por onze municípios, onde se encontra o maior remanescente de mata atlântica na região do Médio Pontal do Paranapanema.
Compõem o Parque do Maturi, os municípios de Caiuá, onde se encontra a floresta, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Piquerobi, Panorama, Paulicéia, Nova Mercedes, Tupi Paulista, Nova Guataporanga, Junqueirópolis e Dracena.
A aprovação dos projetos pela CMADS, ocorreu no dia 15/12. Participaram da reunião, além do presidente, Roberto Trípoli (PV), os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Ana do Carmo (PT), Luiz Turco (PT), Chico Sardelli (PV) e Sebastião Santos (PRB). Os dois PLs, seguem para análises da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente