Atuação Regional na cidade de Dracena

REGIÃO DA ALTA PAULISTA


Comissão de Meio Ambiente aprova criação de parques estaduais

Na última reunião do ano de 2015, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), da Assembleia Legislativa, foram aprovados os pareceres favoráveis aos projetos de leis (PLs) 423/2015 e 453/2015, de autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), que visam a criação de dois parques estaduais. 

Os projetos aprovados tratam da criação do Parque Estadual do Cervo do Pantanal Promissense, em Promissão e do Parque Estadual da Mata Maturi, na região do Médio Pontal do Paranapanema. 

O objetivo  é preservar a biodiversidade  e recursos hídricos para garantir a perpetuidade dos  processo ecológicos e fluxos gênicos, assim como incentivar a prática do ecoturismo, lazer e a  educação ambiental em ambos os parques.

Os projetos visam a proteção da mata Maturi, o cervo-do-pantanal, demais animais e plantas que existem nas áreas de abrangências dos parques. A área do Parque do Cervo do Pantanal Promissense, terá de 764,37 hectares e o da Mata Maturi, 1,23 mil hectares.

Os  parques serão administrados pela  Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O Parque do Cervo do Pantanal, será localizado na jusante da usina hidrelétrica Mário Lopes Leão, nos municípios de Promissão e Barbosa, às margens do rio Tietê.

O Parque da Mata Maturi, será formado por onze municípios, onde se encontra o maior remanescente de mata atlântica na região do Médio Pontal do Paranapanema.

Compõem o Parque do Maturi, os municípios de Caiuá, onde se encontra a floresta, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Piquerobi, Panorama, Paulicéia, Nova Mercedes, Tupi Paulista, Nova Guataporanga, Junqueirópolis e Dracena.

A aprovação dos projetos pela CMADS,  ocorreu no dia 15/12. Participaram da reunião, além do presidente, Roberto Trípoli (PV), os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Ana do Carmo (PT), Luiz Turco (PT), Chico Sardelli (PV) e Sebastião Santos (PRB).  Os dois PLs, seguem para análises da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).

 

 

Total de Registros: 44