REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA
O deputado Mauro Bragato (PSDB) organizou reunião na Secretaria Estadual da Saúde, nesta quarta-feira, 25/06, com o objetivo de buscar melhorias para a área da saúde da região de Presidente Prudente. Foram discutidas questões do Hospital São João, do Hospital Regional, do Hospital do Câncer, e do AME.
Acompanharam o parlamentar o procurador da República Tito Lívio Seabra, o promotor Mário Coimbra, o defensor público Matheus Assad João, o provedor da Santa Casa, Francelino Magalhães, o presidente da Fundação Hospital Regional do Câncer, José Hilário Pasquini, e o membro do Conselho Curador do Hospital do Câncer, Edson Freitas de Oliveira. Bragato e a comissão prudentina foram recebidos pelo secretário-adjunto Wilson Pollara.
Hospital São João — O primeiro assunto abordado foi a questão do Hospital São João, que hoje funciona como hospital psiquiátrico e o Estado está tentando encontrar uma solução para aproveitamento das instalações. Uma das propostas, apoiada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, é transformar o São João em um Centro de Atenção Psicossocial. Segundo Pollara, todos os hospitais psiquiátricos estão tendo de se adaptar às exigências federais, que não permitem mais a existência dessas casas de saúde somente com esta especialidade. Pollara afirmou que fará um estudo e vai pedir à Regional envio de fotos e plantas para verificar o que pode ser feito.
Hospital Regional — O promotor Mário Coimbra apontou ao secretário as enormes filas de procedimentos do Hospital Regional. Pollara aproveitou para falar do trabalho da Secretaria na implantação da Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), que congrega ações voltadas para regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial. Vai criar uma “fila única” no Estado para grandes cirurgias.
Hospital do Câncer — O presidente do Hospital do Câncer, José Hilário Pasquini, apresentou projeto com cronograma das necessidades do hospital para liberação de recursos. Isso, após o governador Geraldo Alckmin ter liberado R$ 25 milhões para conclusão do hospital e que deverão ser aplicados, em etapas, na compra de equipamentos e aparelhos.
AME — Por fim, Mauro Bragato apresentou ofício solicitando a implantação de três salas cirúrgicas no AME de Presidente Prudente. O secretário-adjunto disse que também vai analisar o projeto e verificar a possibilidade de atendimento.
Participaram da reunião o coordenador regional da Secretaria Estadual da Saúde, Affonso Viviani Júnior, e assessores da Secretaria.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente