REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA
O governador Geraldo Alckmin, promulgou na última quinta-feira, 14/01, a lei número 16.112/16, que declara a Corrida de São Silvestre, disputada anualmente, no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
A iniciativa é do deputado deputado Mauro Bragato, o autor do projeto de lei (PL 814/13), apresentado em 2013, na Assembleia Legislativa onde obteve aprovação, decretando a corrida, “Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo”. A corrida é a mais tradicional no Brasil e também na América do Sul, disputada em um percurso de 15 quilômetros pelo centro de São Paulo. Desde 1975 se tornou prova mista com participação oficial das mulheres.
A São Silvestre foi disputada pela primeira vez à meia noite do dia 31 de dezembro de 1924 e recebeu o nome em homenagem ao santo do dia. A corrida foi introduzida no país pelo jornalista Cásper Líbero, após assistir uma prova noturna francesa na qual os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso.
O maior vencedor e também recordista da prova é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias e entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, que com seis vitórias consecutivas nos anos 1980 é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias. Alguns dos maiores fundistas da história do atletismo já participaram e venceram a prova.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente