REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA
O deputado Mauro Bragato participou segunda-feira, 21/5, na Unesp de Presidente Prudente, do Encontro Regional dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).
O evento contou com as presenças do coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Roberto Coratto e autoridades da Polícia Militar, Civil, prefeitos, além de representantes dos Conselhos de 54 municípios da região.
O objetivo foi discutir ações para ampliar a aproximação da comunidade com a Polícia Militar e Civil. Bragato salientou que o trabalho da Polícia Militar e Civil é eficiente, mas há desafios que precisam ser enfrentados. “A participação dos Consegsé é fundamental no trabalho de prevenção à segurança”, explicou.
Bragato ressaltou as atividades do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar junto aos alunos da rede estadual de ensino na prevenção contra as drogas. O parlamentar anunciou que irá solicitar mais recursos no orçamento do Estado para que a Polícia possa desenvolver o Proerd com melhor qualidade.
O coordenador dos Consegs, Evaldo Roberto Coratto falou da importância da aproximação com a comunidade e afirmou que a uma das principais preocupações é o avanço das drogas entre os jovens. Ele informou que no estado de São Paulo estão em funcionamento 800 Consegs. “Que levantam dados e apresentam as demandas para a política de segurança no estado”, declarou.
TECNOLOGIA-O uso de tecnologia na capacitação dos policiais foi um dos pontos abordados pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8), de Presidente Prudente, delegado Walmir Geralde. Ele também falou sobre a queda no índice de criminalidade na região de Presidente Prudente e no estado de São Paulo, principalmente na taxa de homicídios e dos investimentos que vem sendo feitos na reforma de Delegacias de Policia, compra de equipamentos, armas e viaturas e capacitação de policiais com novas tecnologias.
A criação dos Consegs em 1985, foi apontada pelo comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) de Presidente Prudente, coronel Francisco Lozz. “Antes era difícil o acesso da comunidade com a Polícia e os Consegs facilitaram esse contato”, declarou.
Estiveram presentes delegados de Polícia da região, comandantes dos Batalhões da Polícia Militar de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Dracena, representantes dos Consegs, prefeitos e vereadores.
.
© 2025 Mauro Bragato - Todos os direitos reservados.
A cópia total ou parcial desta página implicará ao autor sob pena de ter que responsabilizar civil e criminalmente